quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Essa Curitiba...

Eu não sou curitibana. Cresci no nortão do Paraná, em Santo Antônio da Platina, cidade que eu amo demais mesmo andando por ruas desertas ouvindo música sertaneja, esquentas no posto de gasolina e frequentando a Ice desde os 13 anos.

Cheguei em Curitiba em 2003 e peguei amor por este lugar. Para mim, a cidade possui um poder de persuasão impressionante. Mesmo um (coloquem aqui o nome de um povo muito sociável), depois de 2 meses em Curitiba, não faz uma visita sem ligar antes e avisar. E curitibanos podem ser identificados em qualquer lugar do mundo. Verdade. Se você estiver na Suíça e encontrar um cidadão segurando a embalagem de chocolate até encontrar uma lixeira, pode ter certeza: é curitibano.

Curitibano sabe que é coerente sair de casa levando um casaco mesmo em dias de sol de rachar mamona. Que nunca, em hipótese alguma, deve-se deixar o guarda-chuva em casa. Que nem assalto, nem a poluição do rio Belém, nem o engarrafamento da Avenida Batel num sábado a noite, nada, exatamente nada é tão apavorante quanto a aranha-marrom.

Uma cidade em que o inverno dura mais ou menos até novembro e que a chuva sempre cai na hora de sair do trabalho. Em que as pessoas falam sinaleiro, vina e penal. Onde as gurias não falam com estranhos. Os piás do underground vão ao Largo e ficam cozidos com tubão. A cidade do ligeirinho, dos táxis laranjados, da Jardineira, da feirinha do Largo, do Atletiba, do Barigüi, do leitE quentE, de classificar todo imigrante loiro como polaco, de usar o subjuntivo e de não dar a vez no trânsito. A cidade de caminhar no parque aos domingos, do chineque, de ficar de cara com as 4 estações no mesmo dia. Cidade que você chega e não querer ir embora. Aooo lugar bom (não contém ironia).

EscutE, tem como não amar esta cidade?

Ahhh essa Curitiba!


Beijo grande

Kézia – uma platinense apaixonada por Curitiba

5 comentários:

Ana Paula disse...

A minha cidade linda! Amo minha cidade! Fiquei impressionada com a foto, ninguém na grama, mas é Curitiba né? hehehehehe

Beijos

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Demais essa foto! Uma graça Curitiba, preciso voltar. Aproveite esse clima bom por mim.

Beijos,

Bela - A Divorciada

Uma mãe em apuros! disse...

Não conheço Curitiba, porém já ouvi falar muito bem. Sensacional a foto! =)
bj

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Kézia,

Passei por aqui e a porra do coment'ário não entrou. E achei esse texto tudo. Acho, de verdade, que ele deveria ser publicado numa revista de turismo sobre Curitiba. Sério. Só uma coisa, teria que ter glossário pra esse monte de coisas que vc disse.

ps. Um dia escrevo sobre o carnaval mais engraçado da minha vida, que passei em Guaratuba com um povo LOUCO de Curitiba. Foi a única vez na vida que vi LITERALMENTE um homem andando com uma melancia de verdade na cabeça....Show!

Beijos,

Irma

Pati Badaró disse...

adoreiiiiii. Vindo de Alumínio - SP, tb me apaixonei por esta cidade uehuhee